Rode Medeiros

Dezembro – mês de retrospectiva

Dezembro ferve! É o último mês do ano e este fato significa encerramento do ano fiscal nas empresas, conclusão do ano escolar, férias coletivas, confraternizações de fim de ano, reunião familiar, compra de presentes para familiares e amigos (secretos ou não), luzes enfeitando as casas, trânsito intenso nas grandes cidades, preparativos para jantares especiais, enfeites, filmes e fotos nos shoppings com o Papai Noel e…. Natal, festa cristã.

Paz em meio ao caos

No meio de tanta agitação surge a ideia de comemorar a paz, alegria, fraternidade e generosidade entre os povos. Não parece loucura, comemorar a paz, alegria, fraternidade e generosidade no meio de tanto caos?

Para os cristãos, é o mês de comemoração do nascimento de Jesus Cristo que trouxe as boas novas de salvação ao mundo. A tradição é  relembrar o anúncio do nascimento para Maria, Jose, Reis Magos e Pastores. Lembrar da virgindade de Maria e a concepção do Espirito Santo. A fuga para o Egito da matança dos bebês feito por Herodes. O nascimento de Jesus em uma estrebaria pois não havia lugar na cidade. A glória do Menino Deus é anunciada assim como seu martírio salvador dos pecadores.

Sendo cristão ou não, é tempo de conclusões, fechamento de processos para a chegada do novo ano.  É momento de analisar e refletir como o ano foi conduzido, quais acontecimentos foram marcantes, classificar o período como bom, ruim, fácil, difícil, de sorte, de azar.

Na televisão, se faz a retrospectiva dos melhores momentos. Eventos que foram notícia como guerras, avanços, retrocessos, governos, vitórias…. E você, já fez  a retrospectiva do seu ano?

No último fim de semana, tive a coragem de fazer a minha retrospectiva pessoal. Falo em coragem pois é desafiador refletir nos acontecimentos durante o ano e, principalmente, sobre a nossa reação diante dos fatos. Não é tarefa fácil, mas é fundamental para entramos no novo ano fortalecidos para continuar nossa evolução.

Constantemente, estimulo as pessoas a refletirem sobre suas vidas pois essa reflexão traz clareza dos nossos princípios, decisões, ações e reações que nos ajudarão a choramingar ou a comemorar a vida. E choramingar não é boa opção.

Retrospectiva Pessoal

A reflexão acontece a partir dos fatos marcantes vivenciados. Cada um pode e deve fazer sua retrospectiva anual como achar melhor. Mas segue abaixo minha sugestão. No meu livro Perguntas que mudam a vida, você poderá se aprofundar neste tema.

  • Comece pela sua visão do panorama mundial: Geralmente começo por fatos políticos mundiais que eu me lembro e que de certa forma me marcaram. Faço isso porque cada período tem o Zeitgest (espírito do mundo) que nos afeta emocional e espiritualmente. Geralmente os fatos não são isolados. Parece haver um efeito dominó. Então, a percepção dos fatos marcantes no mundo para cada um de nós poderá indicar reações dentro de nós perceptíveis ou não;
  • Pense no seu trabalho: Analisar como foi a sua sensação de ganho, desenvolvimento e propósito no seu trabalho durante o ano dará clareza do que mais ocupou o seu tempo, energia e recursos. Neste item, analisar o que foi legal, o que foi ruim e o que precisa de mudança é fundamental para continuar a ser relevante e significativo.
  • Pense na sua organização e rotina: Manter casa, roupas, documentos, bens em geral arrumados ajudam muito no equilíbrio emocional. Se precisar, aproveite as férias para se organizar para o próximo ano.
  • Saúde: ter saúde e disposição física é a base para continuar o desenvolvimento pessoal e profissional. Portanto, este item é fundamental. Quantos médicos, exames, dificuldades na saúde aconteceram? Conseguiu superar? Qual tratamento fez ou está fazendo?
  • Relacionamentos: Amoroso, Familiar e Social. Este item é, em geral, o que define se o ano foi bom ou não. Como já disseram “não é o destino nem a jornada que importa. É a companhia”. E acrescento que nem sempre temos a companhia desejada e sim a possível com a qual aprenderemos a comer um saco de sal.
  • Emocional:  Refletir sobre o que sente e sentiu é um grande passo para o equilíbrio emocional. Compartilho com você que uso a escrita terapêutica. Escrevo o que aconteceu, minhas reações e emoções em um caderno e depois leio. A partir deste exercício diário ou semanal surgem vários insights e mudanças. Como você trabalhou suas emoções este ano?
  • Espiritual: Definir crenças, dogmas, ritos nos fortalece como pessoa e nos permite ser verdadeiros e sinceros realmente. O espiritual fundamenta onde colocamos nossa esperança e fé, o que nos revigora, o que nos anima e o que ou quem é nosso porto seguro na hora da angustia e na hora da comemoração. Quais foram suas crenças neste ano?
  • Intelectual: Aprender é uma atividade constante, seja por livros, audios, cursos, grupo. Quanto mais aprendemos mais gostamos de aprender. O que você aprendeu e o que mais gostou de ter aprendido?
  • Lazer: Diversão é a energia que nos recarrega o ânimo. A vida é muito triste sem o ócio criativo, sem o lazer, sem o sorriso e a gargalhada. Quais foram os melhores momentos de lazer?
  • Cidadania: Como você contribuiu para a sociedade, para a coletividade?

Plano e Realidade

Você se lembra ou tem anotado seus planos para este ano que está acabando? Não fique triste caso as coisas não tenham sido como você desejou. Nem todos os planos são alcançados. Mas sempre se anda pra frente, nem que seja em experiência. Por outro lado, a realidade, às vezes, supera as expectativas. Então sejam positivos, olhemos a nossa história deste ano com bons olhos. Jesus falou: “Se teus olhos forem bons, todo o seu corpo terá luz”.

Compare o que desejou e o que alcançou. Perceba os aprendizados, as vitórias, as comemorações, se alegre com o que conseguiu. Tenha coragem de ser sincero consigo mesmo e encontre nisto a paz, alegria, fraternidade e generosidade.

O segredo da vida não é ganhar todas. O segredo é transformar o caos em paz! 

 

Feliz Natal!

 

 

 

2 comentários em “Dezembro – mês de retrospectiva”

  1. Rode parabéns pelo texto!

    Sensacional! Muito claro e objetivo!
    Utilizei todas as etapas para reflexão e tomei notas dos meus pensamentos para cada área.

    E nestas minhas anotações surgiram vários insights, que servirão de base para o meu planejamento de 2024.

    Muito obrigado!

    Responder

Deixe um comentário

AN