Elogiar é atitude de gente segura e honrada que reconhece no outro o que admira sem se sentir diminuído ou ameaçado. No entanto, a prática de elogiar já foi usada de maneiras tão equivocadas que seu uso pode desencadear várias interpretações até desonrosas. Então, como saber elogiar de maneira a evitar más interpretações? Como elogiar como ferramenta de crescimento para si, para o outro e para a coletividade?
Elogiar é reconhecer que alguém é ou realizou algo notável e bom e merece ser aplaudido por isso. E esse reconhecimento gera um efeito de aprovação, de resultado alcançado, de satisfação que impulsiona a pessoa que foi elogiada a continuar naquele caminho, naquela ação, naquela postura. Todos querem ser reconhecidos e valorizados, isto é próprio do ser humano e até dos animais. É a associação positiva que servirá como recompensa por ser ou fazer algo bem feito.
A pergunta de coach é: Você sabe dar e receber elogios?
O poder da Palavra
“A morte e a vida estão no poder da língua”, já fiz Provérbios 18:21. Antes de falarmos sobre o elogio, precisamos entender o efeito das palavras ditas e ouvidas (ou escritas e lidas). Nós podemos derrubar ou levantar outras pessoas pelo poder da palavra. Você já deve ter vivenciado situações onde as pessoas te levantaram falando palavras de ânimo, apoio, aceitação, reconhecimento. E também deve ter vivenciado situações onde foi derrubado por palavras ásperas, grosseiras, de vergonha, que geraram insegurança e medo.
Por vezes, ouvimos palavras de pessoas queridas, amadas ou admiradas e as aceitamos como decreto dentro de nós. Lembro-me de encerramento de aula no fim de ano, na escola, onde a professora fazia a entrega de certificados com os mais mais da sala. Eram o mais inteligente, o mais comunicativo, o mais engraçado, o mais talentoso etc… (talvez tivesse o mais bonito, o mais criativo, não me lembro…). Poderia ser por escolha da professora ou votação na sala. Eram reconhecimentos de seus talentos pessoais. Esses certificados carimbavam a aceitação e a valorização de aspectos pessoais que foram importantes para a sala e que foram observados e, principalmente, mereciam ser repetidos.
Antes das palavras dos professores, temos as palavras preciosas dos pais. Assisti ao filme do Elton John, Rocketman, onde a mãe dele diz uma das frases mais cruéis de serem ditas: “você nunca vai ser amado por ninguém”. Curar-se dessa frase custou-lhe anos de frustração. Vemos também no filme Ray Charles a importância da sua mãe orientando o filho a ser o melhor, deixando claro que a cegueira não o limitaria.
Provavelmente você, assim como eu, tem frases de seus pais que o impulsionaram e outras que o limitaram. Sentimos na pele o poder da palavra encorajadora e da limitadora. E assim você, como eu, deve se lembrar de ter emitido palavras cruéis, grosseiras, ruins ou limitantes para amores, filhos e amigos. Tiago, apóstolo no cristianismo, escreve: “Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia”.
Portanto, saber que a palavra tem poder se matar ou vivificar a si mesmo e aos outros é o primeiro passo para saber receber e dar elogios.
Discernindo as palavras ouvidas – saiba receber o elogio
Aqui vale um destaque para algo que você provavelmente já percebeu: as palavras ouvidas podem ser aceitas ou rejeitadas. Não é porque foram ditas por pessoas amadas e admiradas que poderão ser aceitas por nós sem questionamento.
Está certo que questionar as palavras ouvidas sobre nós é próprio da maturidade emocional de cada um e, geralmente, uma criança não tem este senso crítico, absorvendo o que ouve como verdades absolutas. Portanto, a atenção deve ser redobrada quando se fala algo para crianças pois uma crítica ou elogio pode marcá-las por muitos anos ou até pela vida toda. No entanto, quando já temos certa idade e maturidade, precisamos questionar o que o outro está falando a nosso respeito. Será verdade? É um feedback real e merece minha atenção? Será que isso é bom ou ruim para mim? Devo promover repetições e aperfeiçoamento sobre esta fala? Devo promover mudança e alteração de comportamento sobre esta fala?
O principal é ter o coração aberto para analisar com frieza as falas sobre si. Geralmente, nas empresas, há a prática do feedback formal onde o colaborador é avaliado em seu desempenho. Esse feedback busca o desenvolvimento da equipe onde todos devem oferecer o seu melhor para o todo ser fortalecido. Mas esse feedback pode ser percebido constantemente através dos elogios, das piadas, das brincadeiras com os amigos e familiares. Estar aberto para isso fará toda a diferença no desenvolvimento pessoal e na qualidade de vida obtida.
Elogios dão direção – saiba dar elogio
No livro O Gerente Minuto, de Ken Blanchard e Spencer Johnson, lemos a frase: “Ajude as pessoas a alcançarem todo o seu potencial. Flagre-as fazendo alguma coisa certa”. Não se trata de fazer elogios superficiais e falsos para ser legal e motivador. Não caia nesta, pois a falsidade é facilmente perceptível. Também não é sobre esperar a pessoa merecer e somente quando realmente merecer será rapidamente elogiada para não se envaidecer. O envaidecimento acontece quando a reconhecimento é exagerado ou falso. Todos os dias há merecimento para elogios sinceros.
O elogio verdadeiro e encorajador acontece através da observação e percepção de quem se é e de quem é o outro. Flagrar alguém fazendo algo correto que vale a pena um elogio sincero acontece o tempo todo. Precisamos valorizar e emitir o elogio na hora, sem medo, sem vergonha, sem deixar passar. No livro citado acima, os autores defendem três passos importantes na arte de liderança:
- Objetivo-minuto – onde o líder deixa claro o objetivo e pede que cada colaborador tenha clareza de seus objetivos individuais, lendo-os e revendo-os constantemente;
- Elogio-minuto – onde o líder busca constantemente encontrar o que cada colaborador está fazendo de certo. Veja que, geralmente, os líderes (pais, professores, líderes, chefes) parecem buscarem algo que seus liderados fizeram de errado para serem corrigidos. Os autores defendem que as pessoas se desenvolvem mais assertivamente quando são elogiadas, isto é, quando seus acertos são encontrados. Desta forma se sentirão bem consigo mesmas e saberão o que devem continuar a fazer.
- Redirecionamento-minuto – muito importante quando o liderado está fazendo algo errado é redirecioná-lo. Geralmente não adianta apontar o que está fazendo de errado pois isto faz as pessoas se sentirem mal. Redirecionar é mostrar que existem outras opções mais assertivas.
Portanto, ter clareza do objetivo, ser valorizado no que está fazendo de certo e perceber outras opções quando estiver fazendo algo não correto, será impulsionador no desenvolvimento pessoal.
Vitórias Particulares
E quando o ambiente não é encorajador e os elogios não vem? Senta e chora? Não! Se o elogio não vem de fora, precisa vir de dentro.
Conforme o autoconhecimento é trabalhado em nós, vamos percebendo quem nós somos, quais são nossas características, pontos fortes, vulnerabilidades, desafios, progresso, evolução. São as nossas vitórias particulares, aquelas que somente nós sabemos o que enfrentamos dentro de nós mesmos, as vozes de desaprovação que calamos, as frustrações que superamos que farão a diferença.
O melhor elogio é o que fazemos para nós mesmos pois sabemos nossa intenção real, esforço, superação e mérito. Muitas vezes, atendo coachees que são muito compreensivos com os outros e muito severos consigo mesmos. Reconhecer as vitórias particulares, usufruir delas, comemorá-las nos ajudam a prosseguir na direção certa. Tenho uma amiga que, quando acerta algo ou merece um elogio, faz uma dancinha de vitória. Muito bom isso.
Atividade
Sugiro que você uma reflexão:
- Faça uma lista com os elogios recebidos que você tem guardado dentro de você. Acrescente os elogios que você merece fazer a você mesmo
- Busque por padrões e/ou áreas destes elogios. Você pode também buscar para qual direção eles apontam. Se você os repetir, você estará construindo qual caminho?
- Observe as pessoas ao seu redor: pares, líderes e liderados (pais, professores, filhos, alunos, chefes, subordinados, equipe). Procure suas qualidades, seus acertos, atitudes acertadas que merecem elogios. Elogie com sinceridade, valorizando quem são e o que fazem.
- Perceba o reflexo da sua atitude nos olhos das pessoas, como elas reagem, como se manifestam e acompanhe os resultados. Você verá a diferença que faz.
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Até a próxima