O nosso corpo fala de várias maneiras. Ele pode demonstrar sinais que comunicam como está se sentindo e o que espera de nós. Pode ser através de cansaço, dores específicas e mal-estar. Ou vigor, energia, auto recuperação e resiliência. Essa linguagem não é clara como a fala humana. Ele não vai possuir a nossa voz e mente e expressar pela nossa boca: “ei, eu sou seu corpo e mereço ser cuidado!. Eu quero atenção, amor, carinho. Você precisa cuidar de mim”. Mas, muitas vezes, é justamente isso que ele está nos dizendo dentro da linguagem dele. O que o nosso corpo, com certeza, quer dizer para nós é: “eu amo você, você cuida muito bem de mim, é ótimo receber o carinho e cuidados que você me proporciona. Por isso, pode contar comigo para construir seu sucesso”. Que tal entender essa linguagem?
O corpo que recebemos e desenvolvemos cronologicamente é a moradia de tudo que somos. Nossas emoções, espírito, intelecto, relacionamentos e trabalho são profundamente atacados ou impulsionados pelo nível de bem-estar do nosso corpo. E o inverso também é verdadeiro, pois nosso corpo sustenta e suporta os desafios de todas as outras áreas que possuímos. Será que dar atenção ao que o corpo fala não seria fundamental para o alinhamento de tudo o que somos? No entanto, é incrível como podemos negligenciar o cuidado com o corpo, abandonando-o ao acaso. Tal atitude, às vezes, até dá certo, mas geralmente ocorre um rebote e as consequências batem na nossa cara.
O que o corpo precisa
Eu tenho uma gata, linda, chamada Kaissa e eu aprendo muito com ela. Ela sabe o que o corpo dela precisa, sempre. Ela quer comer sua ração seca e seus patês, dormir bem e tranquila de 18 a 20 horas por dia, se lamber fazendo sua higiene, se esfregar passando seus cheiros pela casa, e quer muito carinho. E ela tem tudo isso. Nosso corpo, assim como a gatinha, quer e pode ter tudo o que precisa pois nós podemos escutá-los e atendê-lo.
Você sabe que seu corpo precisa e pede por:
- Boas noites de sono: nada como dormir 6 a 9 horas de sono por noite. É algo renovador, rejuvenescedor, revigorante. Sempre me surpreendi com essa dinâmica do corpo humano (dos seres vivos em geral) de terem essa pausa obrigatória para a recuperação física. Vivemos anos e anos, mas todos os dias morremos ao dormir e renascemos ao acordar. É o milagre da vida manifesta diariamente. O corpo irá avisar que nossa natureza precisa disso. Com o cansaço natural virá a necessidade de nos recolher em um ambiente quieto, tranquilo, deitar em uma cama confortável, em temperatura agradável, aquietar a mente, as emoções e o espírito, relaxar as pernas, os braços, o tronco, fechar os olhos e ….
- Boa alimentação: comer é um grande prazer. Sentir a fome e poder saborear a comida com os olhos, com o cheiro, com o paladar é outra coisa fantástica! O nosso corpo pede por comida, assim como minha gatinha. Sentimos um vazio no estômago, a salivação aumenta, a lembrança de comida nos vem à mente e uma pequena fraqueza se segue. O corpo nos lembra que é uma fábrica que produz e mantém células fortes e que a matéria-prima é a comida que processa e transforma em energia. Comemos e nos sentimos renovados, revigorados, fortes, saudáveis, prontos para enfrentar as situações que surgirem. A quantidade fará diferença no resultado, portanto acertar a dose é fundamental.
- Atividade Física: nosso corpo precisa de movimento. O corpo pede por exercícios mesmo que, para alguns, isso pareça uma mentira. O corpo não quer ficar parado, não é preguiçoso. O movimento corporal é tão encantador quanto dormir e comer. Após renascer ao acordar e se fortalecer com a alimentação, o corpo quer gastar essa energia produzida. Os exercícios fornecem apoio também aos gastos de energia intelectual e emocional.
- Medicina Preventiva: Só os três itens acima já colaboram muito para atender as necessidades do nosso corpo. Mas o ser humano oferece mais! Oferece a prevenção de doenças, se antecipando a possíveis problemas ou encontrando as doenças em seu início, sendo muito mais assertiva em corrigir situações indesejadas.
- Medicina Corretiva: Mas se algo, apesar de toda a prevenção, precisar de correção, temos novamente o ser humano oferecendo mais. É a correção de algo que não funciona bem no corpo que pode ser consertada, melhorada com tratamentos, operações, próteses etc.
- Estética: Nem só de obrigações se faz um corpo satisfeito. Ele também pede beleza. É aquela sensação agradável de se ver e que cativa as emoções e o espírito. O corpo quer ser belo, escolher a melhor forma de se apresentar, ser agradável aos próprios olhos e também aos outros olhos.
A pergunta é: Você oferece ao seu corpo o que ele quer e precisa?
O desafio
Cada pessoa tem um corpo totalmente personalizado. Mesmo gêmeos não tem corpos iguais. Então, apesar das necessidades do corpo serem comuns, há a necessidade de ouvir o corpo no dia a dia. Em cada situação, o nosso corpo se adapta, fala e responde especificamente a cada um. Pode falar por meio de dores e mal-estar que nos acomete por algum tempo.
Há uns meses, passei a ter insônia. Acordava as 3h, 5h e poderia amanhecer pensando em várias situações e no dia seguinte estava eu podre. Sem poder dormir até tarde, tirando pequenos cochilos, ficando irritada. Não é fácil saber porque o corpo está revoltado, desobediente. Não é fácil ouvir este corpo que é sensitivo e não verbal. “O que estou fazendo de errado? Por que não consigo dormir?”. A resposta foi a percepção que estava cheia de energia acumulada, com pouca atividade física, muito tempo sentada atendendo e escrevendo e com a mente cheia de ideias.
Resolvi mudar esta realidade, mas como? Lembrei de alguns truques que já havia usado anteriormente como ouvir música suave antes de dormir. É uma parte da minha higiene do sono. Meu corpo, para dormir bem, precisa: prática de exercício físico no dia, relaxar no sofá com alguma série romântica ou cômica, sair das telas 2 horas antes de deitar ou ouvir música para relaxar. Também ajuda um banho relaxante, um papo bom, um abraço, um chamego. Pode ser só uma dessas atividades, ou dependendo do dia, todas elas juntas. Ouvi o meu corpo, acertei a higiene do sono e voltei a dormir bem.
O desafio hoje é conseguir ouvir nosso corpo e atendê-lo. A urgência para entregar soluções, a concorrência no trabalho e na vida social, os medos da desatualização, da rejeição, do abandono, da pobreza, nos forçam a exigir mais do nosso corpo. Isso só piora o estresse formando um círculo vicioso: não cuido do corpo e corpo não suporta as demandas! Precisamos fazer, ter, ser tudo em todo o tempo e não ouvimos o que realmente precisamos. E o corpo fala o que o incomoda:
- Diz que não tem renovação nem renascimento: É o sono de péssima qualidade que não gera vigor, cercado de maus hábitos de higiene do sono, preocupações ilusórias fabricadas por informações demasiadas e/ou por incapacidade de discernir seu campo de autoridade. Passamos a ser ou a conviver com pessoas irritadas, angustiadas, insatisfeitas que não usufruíram do milagre do sono com sua morte e renascimento.
- Diz que precisa de boas matérias-primas: Com uma alimentação de modinha onde sempre há uma luta para encontrar produtos milagrosos, tem-se o aumento da população doente, desnutrida, obesa. Saiba mais É o alimento de baixa qualidade, rápido, que não oferece os insumos necessários para o corpo fabricar energia.
- Diz que precisa de cuidados médicos preventivos: A medicina corretiva é maravilhosa mas precisa estar dedicada ao que não é detectável na medicina preventiva. Vacinas, exames, campanhas, acompanhamento anual fazem parte da vida de quem ouve o corpo.
- Diz que quer estar belo: ninguém quer se olhar no espelho e se ver feio, desagradável aos próprios olhos e aos olhos dos outros. O corpo sabe que a verdadeira beleza, como uma pele viçosa, um sorriso bonito, unhas e cabelos hidratados são consequências de todos os outros itens. Não é uma maquiagem ultra, super, hiper que traz beleza. O corpo que ser belo sendo saudável e feliz e harmonizando o que melhor lhe cai bem.
Mudança de rotina
Que tal investir um tempo de qualidade ouvindo e dialogando com o seu corpo? Não é loucura nem doença mental, é investigar e prestar atenção sobre as necessidades do seu corpo de forma a melhorar a sua qualidade de vida. São detalhes que lhe dê a agradável sensação de ser cuidado, cuidada. São coisas simples como tomar um banho fazendo massagem, sentar no sofá e descansar com as pernas para cima, lendo um livro. É ter um dia na semana que possa dormir até acordar. Talvez fazer uma comida gostosa que faz tempo que você não come. Pode ser também sair para passear em um parque e contemplar a natureza. Ir ao médico e fazer um checkup, fazendo os tratamentos que devem ser feitos com alegria e satisfação por ter esse privilégio. Tirar aquele dia na semana ou no mês para fazer as unhas, cabelo, depilação (ou barba, cabelo e bigode).
Provavelmente é necessária uma mudança de rotina para encaixar na agenda o tempo necessário para dormir, comer, exercitar-se, fazer exames de rotina e ainda embelezar-se.
Para começar a ouvir e atender ao corpo:
- Perceba como se sente: está constantemente cansado? tem insônias? dorme pouco? se alimenta bem? está em dia com as vacinas, exames, consultas médicas? faz atividade física? se sente bonito(a)?
- Decida mudar as rotinas que não ajudam a atender corretamente ao seu corpo. Tudo começa com uma decisão.
- Abra o tempo necessário na sua agenda:
- Agende consultas e exames com antecedência e periodicamente.
- Faça atividade física, comece leve e seja constante.
- Cuide da aparência (faça você mesmo ou agende com profissionais).
- Faça a higiene do sono (marque o horário de dormir e acordar, use música suave, saia dos equipamentos eletrônicos 1 hora antes de dormir, converse assuntos suaves, abrace, beije, relaxe).
- Escolha comida saudáveis, coma com calma e em lugar tranquilo, observe a quantidade que lhe faça bem. Faça isso com alegria e prazer.
Sinta-se merecedor, merecedora de uma vida com qualidade! Escute seu corpo!
Abraço, até a próxima!