Estratégia pode ser sinônimo de plano, método, meio de superar obstáculos e chegar no objetivo final. Na sua origem, era um termo próprio das guerras onde comandantes enganavam o inimigo com movimentações inusitadas, mostrando astúcia e inteligência em capturá-lo. O termo foi evoluindo, entrando nos jogos, nas empresas, na estruturação de carreiras, nos relacionamentos interpessoais, mostrando que resultados não acontecem por acaso.
Deixe a vida me levar
Quem nunca sonhou em viver leve, livre, só pensando no dia de hoje? A sensação de liberdade, de viver somente o momento, sem plano, sem método, sem estratégia, tomando decisões apenas baseada na percepção do momento, reagindo como o coração manda, é como um oásis no meio de um deserto. “Por que pensar tanto, fazer planos, buscar estratégia, nem sei se estarei vivo amanhã”, dizem os que querem essa vida. E o lema é “deixe a vida me levar, vida leva eu”. Não há nada de errado em viver e pensar assim, a não ser se continuar vivo amanhã. O futuro chega, a idade pesa, os resultados não veem, os sonhos não acontecem e a vida vai levando para onde o vento faz curva. E sem vento, só resta estagnação.
Planos que engessam
Por outro lado, temos os que vivem como estrategistas, tentando criar jogadas, adivinhar o futuro. Para esses, tudo e todos são inimigos a serem vencidos. A vida passa a ser uma guerra sem fim e eles são os grandes guerreiros, indo de luta em luta. O problema é que guerreiro cansa, perde forças, encontra opositores maiores e melhores. Os planos e as estratégias podem engessar a mente a repetir as mesmas jogadas. É o viés da confirmação em ação: “deu certo uma vez, vai dar certo de novo”. Esse tipo de estrategista vai cortando cabeças por onde passam, desconfiando da sombra, buscando o resultado a qualquer preço. Se tornam engessados em suas estruturas, em seus métodos, em seu foco e perdem a leveza da vida.
Desenvolvimento pessoal e competências
No processo contínuo de desenvolvimento pessoal e profissional é necessário olhar com atenção para as competências comportamentais. Competência comportamental (soft skill) é habilidade própria do individuo ou adquirida na vida, sobre como agir e reagir diante de situações e de relacionamentos. Muitas empresas contratam profissionais por conhecimentos técnicos comprovados em currículos e em certificações, mas demite por falta de competências comportamentais, como dificuldade em entender o cliente, em trabalhar em equipe, em administrar conflitos internos e externos etc. Líderes de valor, geralmente desenvolvem de 10 a 12 competências comportamentais (soft skills) que lhes garantem preparo para enfrentar os desafios da liderança. Essas competência podem variar bastante de acordo com a atuação de cada um, mas vou citar algumas abaixo:
- Visão estratégica
- Julgamento decisivo
- Orientação para resultados
- Foco no cliente
- Aprendizagem contínua
- Influência e persuasão
- Liderança de equipe
- Negociação
- Administração de conflitos
- Inovação
- Pensamento analítico
- Integridade
- Resiliência
- Comunicação interpessoal
- Comunicação escrita
- Inteligência organizacional
- Coragem nas convicções
- Defender mudanças
Na autoliderança, também é preciso várias dessas competências comportamentais. Os muitos cursos e conhecimento técnico vão para o ralo quando as competências comportamentais são desconsideradas.
Visão Estratégica
No processo de autoliderança, uma das competências comportamentais que não pode faltar é a Visão Estratégica. Que é a capacidade do individuo de identificar e/ou estabelecer metas de longo prazo e promover a implementação de ideias e ações para atingimento destas metas. Alguns tem essa habilidade nata. São pessoas que:
- Pensam de maneira inovadora e criativa
- São otimistas quanto ao futuro
- Visualizam problemas como oportunidades
- Enfatizam soluções que apoiam os objetivos
- Geram novas ideias/soluções que podem ser implementadas com sucesso
- Desafiam e induzem a si mesmo ao crescimento contínuo
- Apoiam e empenham-se pelas iniciativas estratégicas dos outros
- Batalham pela implementação bem-sucedida de suas ideias.
Já outros precisam desenvolver essa habilidade, pois lhe é inata. A pergunta é: Como desenvolver uma competência comportamental como a Visão Estratégica?
Em meus atendimentos, procuro provocar nos coachees a capacidade de olhar para o futuro de forma otimista, estabelecendo metas de longo prazo. Também procuro ressignificar os problemas dando outras possibilidades de olha-los. Criamos possibilidades de soluções que podem ser implementadas. Constantemente desafio meus coachees ao crescimento com novas formas de pensar e agir. Acompanho-os para que implementem suas ideias e se tornem bem-sucedidos. A transformação é maravilhosa. É muito gratificante perceber o olhar mais longo sobre seus objetivos, sua implementação e foco em atingi-los.
Atividade
Sugiro uma atividade que ajuda a desenvolver a Visão Estratégica:
- Imagine-se na sua vida profissional daqui a 10 anos:
- quantos anos você terá?
- onde você estará?
- com quem você estará?
- o que estará fazendo?
- o que você estará comemorando?
- Volte para o tempo presente:
- quantos anos você tem hoje?
- onde você está hoje?
- quem está com você hoje?
- o que você está fazendo?
- o que você comemora hoje?
- Imagine o caminho entre hoje e daqui a 10 anos?
- faça uma lista de opções criativas de caminho
- imagine 10 possíveis problemas
- imagine 10 soluções
- quais dessas soluções são realmente possíveis
- o que você precisa aprender nesta caminhada
- quem você irá apoiar nesta sua caminhada
- quem você irá convencer nesta caminhada
- o que você precisa superar para implementar suas ideias
Você pode repetir essa atividade para as várias áreas da vida, como bem-estar físico, desenvolvimento intelectual, equilíbrio emocional, lazer, organização, espiritualidade, relacionamentos: familiar, social, amoroso, finanças e legado. O importante é treinar o pensamento a longo prazo, voltar para o tempo presente e construir o caminho que ligue os dois tempos. Isso é desenvolvimento de Visão Estratégica para a vida pessoal.
Conclusão
O sucesso na vida pessoal e profissional pede estratégias para que a vida não seja levada pelo vento nem seja engessada em métodos e planos. Para o bom desenvolvimento pessoal e profissional é importante perceber as competências comportamentais necessárias, sendo a visão estratégica uma das mais importantes. Nem todos tem visão estratégica nata, mas todos podem praticar e desenvolvê-la. E assim, quando surgir necessidade ou oportunidade, a estratégia no atingimento de objetivos poderá ser implementada com facilidade.
Espero que este texto ajude você a desenvolver sua visão estratégica e a atingir seus objetivos de longo prazo. Sucesso!