Ter referências de líderes inspiradores é fundamental para quem quer se desenvolver e crescer. Olhar para outros que já trilharam o caminho que desejamos, que já superaram os obstáculos, que já mostraram que é possível chegar lá, nos inspira a também nos desafiarmos. No entanto, será que sempre precisamos buscar em outros a inspiração que precisamos? Se liderar é inspirar as pessoas a fazerem o que precisa ser feito e com prazer, o que acontece quando não temos o outro para nos inspirar? Neste texto, falarei sobre a importância da autoliderança.
Liderança
Liderar é conduzir pessoas, grupos, equipes a trilharem um caminho que os leve a um objetivo comum. Líderes inspiradores, saiba mais sobre liderança de forma estratégica ou empírica:
- descobrem qual a necessidade das pessoas
- percebem qual o desejo das pessoas
- buscam qual o ponto em comum a todos
- oferecem o caminho a ser seguido
- vão à frente experimentando o caminho
- corrigem rotas
- ajustam as expectativas e atitudes do grupo
- conquistam resultados
Nunca foi e nunca será fácil o exercício da liderança. Neste tempo, por exemplo, os líderes organizacionais tem o desafio de liderar de forma remota, com trabalhos home office e híbrido. Todos os líderes, hoje, tem o desafio de liderar com a alto fluxo de informação e desinformação constante na internet. No entanto, a satisfação com o aprimoramento das pessoas e a conquista dos resultados continuam a motivar novos e experientes líderes no exercício da liderança.
Autoliderança
Diante do desafio de ser líder e de seguir líderes, precisamos nos descobrir como líderes de nós mesmos. Na necessidade de fazer o que precisa ser feito e conquistar resultados valiosos, percebemos que temos uma equipe dentro de nós que precisa de inspiração, de direção, de um caminho. Percebemos, então, que podemos e devemos nos autoliderar, nos auto inspirar.
Autoliderar é conduzir todas as áreas internas que possuímos para trilharem um caminho que nos leve ao objetivo que desejamos. Temos dentro de nós uma equipe enorme que precisa de rumo e de inspiração. São: corpo, mente, emoções, espírito, lazer, organização, relacionamentos, finanças, cidadania e legado. Essa equipe é poderosa, quando unida e com propósito. A auto inspiração torna-se água e ar sem a qual não vivemos. Com autoliderança, iremos:
- descobrir qual é nossa necessidade fundamental para o momento presente e futuro
- perceber o nosso real desejo
- buscar um ponto em comum que alinhe todas as áreas da nossa vida
- oferecer e construir um plano, um caminho a ser seguido
- experimentar, validar e escolher o caminho
- corrigir rotas, sem medo, sempre que for preciso
- ajustar a nossa equipe interna para sempre estarem em união
- conquistar resultados
Equipe valiosa
Consigo ouvir algumas vozes dizendo: “não é assim tão fácil.” E digo: “quem falou que seria fácil?” Alias, não se trata de ser fácil ou difícil. Se trata de ser fundamental. Se você não levantar de manhã, sorrir para você mesmo, colocar pensamentos positivos na sua mente, valorizar as emoções que valem a pena serem vividas, buscar ajuda espiritual, rir e se divertir, se organizar, buscar relacionamentos sadios, cuidar das suas finanças, ser útil para a sociedade e construir o seu legado, quem fará por você? Não há líder que possa nos inspirar se dentro de nós a autoliderança não estiver presente.
Você, assim como eu, precisamos sempre lembrar dos nossos princípios, de quem nós somos e de quem queremos ser. Gosto de pensar na equipe dentro de mim como a melhor e mais valiosa equipe que eu poderia trabalhar, pois é a única que eu realmente posso ter, conhecer e desenvolver. Lideramos pessoas e times de pessoas que vem e vão, equipes se formam e se distanciam. Líderes inspiradores e não inspiradores passam pela nossas vidas. Mas esta equipe de áreas dentro de mim é a que realmente eu posso desenvolver.
Convido você a conhecer a sua equipe interna, valorizá-la, amá-la e levá-la ao sucesso constante, diário, inclusive nos dias de fracasso externo. Nada pode deter sua equipe interna quando bem alinhada e valorizada. Procrastinação tem medo desta equipe. Negligência treme diante desta equipe. Preguiça foge diante desta equipe. Pois esta equipe, inspirada, treina forte para alcançar seus resultados.
Inspiração
Qual a fonte de inspiração que faz você se autoliderar? Quem motivará você rumo ao fortalecimento desta sua equipe interna? Quem fará você unir todas as suas áreas internas rumo ao objetivo?
A fonte de inspiração e motivação que nos faz unir nossas áreas internas são nossos sonhos. Desejos de ter uma vida melhor financeiramente, de reconhecimento, de experiências, de vencer desafios, de qualidade de vida e de respostas espirituais são inspirações naturais. Gosto de perguntar aos meus coachees: O que o seu “eu do futuro” diz para o seu “eu de agora”? Geralmente o “eu do futuro” dá a direção do que o “eu do agora” deve ou não deve fazer.
Imagine um empresário que precisa organizar sua empresa, reestruturar equipes, superar medos, ajustar forma de trabalhar com seus colaboradores mas fica procrastinando a decisão pensando nas dificuldades, ou simplesmente se enrola no dia a dia. Os anos passam e nada é feito. Como o “eu do futuro” poderá inspirar e motivar esta pessoa a agir? Mostrando como será o seu futuro se ela fizer. Sim, a motivação precisa ser por amor e não por medo. Não é motivador mostrar o futuro terrível que terá se não fizer. Mas é muito motivador mostrar como estará satisfeita e feliz por fazer. Para o cérebro, a imaginação é tão valiosa quanto o fato. Então ajuda muito imaginar-se fazendo e usufruindo de coisas boas pois esta imaginação acelera a execução.
Quero dar uma dica, que funciona comigo. Assim como todo mundo, tenho dias que o corpo pesa, que a mente cansa, que as emoções se embolam, que o espírito fica vazio, que a organização fica bagunçada, que o riso não vem, que os relacionamentos estão complicados, que as finanças não são como eu gostaria, que ser cidadã é loucura e que o legado parece apagado. Nestes dias, ouço o meu “eu do futuro” que me lembra dos meus objetivos. Lembra-me da minha satisfação em alcançá-los, de quem eu serei como pessoa. Lembra-me que, para o “eu do futuro” existir, o “eu de agora” precisa agir. E isso fica gravado no meu coração, tatuado na minha pele. O futuro que eu estou construindo me inspira e motiva para agir e continuar agindo no caminho certo.
Reflexão
Como está sua autoliderança? O que o seu “eu do futuro” diz pra você hoje? O que você precisa fazer hoje que o seu “eu do futuro” esteja feliz e satisfeito?
Pense, comente e compartilhe este texto para inspirar mais e mais pessoas a se autoliderarem.
Abraço.