Já se sentiu incomodado com a vida que está construindo? Já sentiu um desejo enorme de mudar tudo? Pois é, esse desejo é comum, muito mais do que deveria ser. Mas há muitas aprendizagens a partir deste desejo. Neste texto, vamos falar sobre perguntas que mudam a vida e nos colocam na direção que desejamos.
Novas formas de pensar nos levam a novas formas de agir!
Atendi um coachee que queria crescimento profissional, como a maioria deseja. Nos atendimentos, percebemos que ele tinha grande potencial e estava preparado tecnicamente. Mas tinha um medo: ser tachado de metido pelas pessoas ao seu redor. Tinha receio de que o seu conhecimento e talento o afastasse das pessoas. Expliquei a ele que o seu conhecimento e seu talento iriam ao encontro da necessidade de alguém e seria solução. Então perguntei a ele: “o que te impede de ser a solução que as pessoas precisam?” e mais: “o que te impede de viver a vida que você sabe e quer viver?”. Ele me respondeu: “Nada, nada me impede”. Passado alguns anos, encontrei com ele novamente e ele me disse que essa pergunta tinha mudado a vida dele.
Outra coachee estava vivendo uma vida muito corrida, sem horário para nada, sem cuidado algum consigo mesma, comendo bobagens e bobagens sem parar para fazer uma alimentação decente (simples mas decente). Perguntei a ela quantos anos ela desejava viver aqui nesta terra. Ela me respondeu que desejava viver até uns 80, 90 anos. Ela estava com 35 anos. Então perguntei: “Com essa maneira de se alimentar, de cuidar de si, o seu corpo consegue chegar saudável aos 80, 90 anos? O rosto dela, a risada nervosa, a inquietação na cadeira, demonstraram o que ela verbalizou: “não, eu preciso mudar isso essa semana senão eu vou morrer antes do tempo”.
Perguntas tem o efeito de tirar o nosso cérebro da automatização, do “sempre fiz assim”, “todos fazem assim”. A pergunta foi método usado por Sócrates https://brasilescola.uol.com.br/biografia/socrates-biografia.htm e consistia em fazer perguntas sobre as respostas para parir verdades. A frase escrita no Oráculo de Delfos o impactou e seria o seu lema: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o mundo e os deuses”. Acredito que usando o método de perguntas (maiêutica) ele deve ter descoberto muito sobre si mesmo.
Fazendo Perguntas
- E o que o método maiêutica tem a ver com você e comigo? É um método de um sábio filósofo da Grécia que posso aplicar na minha vida.
- Esse método funciona? Acredito que sim, ainda é citado e divulgado.
- Como você pode aplicar na sua vida esse método? Fazendo perguntas que me ajudem a me conhecer melhor.
- O que você ganha se conhecendo melhor? Ganho autoestima, valorização dos meus pontos fortes, estratégia para viver melhor
- A sua autoestima precisa melhorar? Ás vezes, sim.
- O que você vai produzir de bom para o mundo com a valorização dos seus pontos fortes? Vou compartilhar formas de viver, de ser, de pensar, de agir que contribua para melhor qualidade de vida.
- O seu foco é ajudar outros a ter qualidade de vida? Sim.
- O que é qualidade de vida para você? É ter harmonia em todas as áreas da vida, me sentindo bem no meu corpo, mente, emoções, espírito. Também estar bem em meus relacionamentos. Completando com uma vida profissional produtiva.
- Você acredita que isso é possível? Não acredito na perfeição pois a vida não é perfeita. Mas acredito na harmonia, que todas as áreas podem trabalhar como uma equipe em evolução constante.
- Como está a sua qualidade de vida? Pontuando de 1 a 10. Está bem. Pontuo em 6.
- O que depende de você para obter maior qualidade de vida? Ter mais disciplina, ter mais foco, seguir minha agenda.
- Como você vai trabalhar as situações que não dependem de você? Separando o que é minha responsabilidade e descansando o coração no que não é minha responsabilidade.
- O que você vai fazer de concreto para obter qualidade de vida que é de sua responsabilidade?
Poderíamos continuar por muito tempo até encontrar ações específicas e insights reveladores. Esse é um exemplo de um exercício do método maiêutica. Não faço esse método constantemente com meus coachees pois há um grande desgaste mental e emocional em responder perguntas por muito tempo.
Escrevi o livro Perguntas que Mudam a Vida https://a.co/d/03cWPYc na qual provoco a reflexão sobre cada uma das 12 áreas da vida. Uso duas ferramentas: Diário de Bordo onde pergunto sobre como o leitor vê sua vida hoje, em cada área. E o Construindo o Futuro, onde pergunto ao leitor o que ele deseja realmente criar no seu futuro naquela área. Depois, há a definição de um objetivo comum que harmonize todas as áreas, que elenque as prioridades.
Respostas geram revelação
Se as perguntas tem o efeito de tirar nosso cérebro da automação, as respostas tem o efeito de revelação, insights:
- “Como não estava percebendo isso?”
- “Sempre quis isso e não sabia”.
- “Sempre acreditei nisto mas achei que eu estava errada pois parece que os outros não pensam assim”.
- “Sempre agi assim e não estava percebendo quanto isso é ruim”.
Revelação ou insights é quando algo se esclarece em nossa mente de tal forma que gera ação, gera novo comportamento.
Revelação gera ação
Quando temos uma revelação ou insight sobre algo, a nossa forma de agir muda. Não aceitamos mais a forma antiga, pois a mente se ampliou nas opções que tinha e escolheu outra. A revelação é como uma atualização de um sistema. O antigo não serve mais.
Muitas pessoas focam em mudar as ações sem antes mudar a forma de pensar. Porém, com as perguntar conseguimos pensar em outras opções, um verdadeiro “toró de palpite”. Então, diante de novas opções, a nossa mente de amplia e podemos escolher continuar como estamos ou mudar a nossa forma de agir. Novas formas de pensar nos levam a novas formas de agir!
Pergunte para você
Treine fazer perguntas, treine captar várias opções de respostas, treine mudar as ações.
- O que hoje incomoda você?
- Por que isso te incomoda?
- O que causa esse incômodo?
- O que você sente quando fica incomodado?
- O que você faz quando fica incomodado?
- O que é sua responsabilidade neste incômodo?
- O que você deseja?
- Como seria sua vida sem esse incômodo?
- Quais ações você pode fazer para mudar isso?
- Essas ações são atitudes saudáveis?
Ah, após ler esse texto, qual a sua opinião: Perguntas podem realmente mudar a nossa vida? Espero por seu comentário.
Abraço e até a próxima!
Se este texto foi útil para você, deixe seu comentário e compartilhe com os amigos.
Leia também: https://rodemedeiros.com.br/2023/09/19/qualidade-de-vida/