Neste post, falaremos da identificação das áreas da vida que atuam tudo junto e misturado e como conquistar a tão sonhada qualidade de vida.
Reações diante da vida
Atendendo recentemente um cliente, ele me dizia como ficou perplexo ao ver a felicidade de uma senhora, auxiliar de limpeza, que trabalhava em sua empresa. Aquela mulher estava feliz com a vida que tinha, apesar do baixo salário, de morar em uma casa simples e alugada, de não ter dinheiro sobrando. E ele ficou mais indignado ainda pois ele, apesar da tranquilidade financeira, da bela família, das tantas oportunidades e privilégios não se sentia feliz, estava sempre bravo, vendo a vida com um olhar pessimista. Ele enxergou o seu próprio privilégio e sua postura de ingratidão.
As reações aos percalços e vitórias da vida pode determinar a qualidade de vida? Se perguntássemos a cada um sobre o nível de satisfação com sua qualidade de vida, provavelmente a nota dele seria baixa e a dela seria alta.
Podemos, com esse exemplo, perceber que a percepção da própria vida é o que determinada se há qualidade ou não. Obviamente, há métodos para mensuração de qualidade de vida em uma sociedade, como o IDH (índice de desenvolvimento humano) que compara condições financeiras, alfabetização, desigualdade social, etc…Mas a percepção de Qualidade de Vida é o nível de satisfação do indivíduo com as áreas que compõe seu bem-estar físico, mental, emocional, intelectual, espiritual, de relacionamentos, de trabalho, de condições de vida.
Para você, leitor, leitora, o que é qualidade de vida? Como está o seu nível de satisfação com a sua qualidade de vida?
Separação Estratégica para Qualidade de Vida
Não há como dividir as áreas da vida de um ser humano pois estão todas juntas e misturadas. Uma pessoa com problemas amorosos pode ficar sem paciência no trabalho. Ou uma pessoa com grande pressão no trabalho pode ser sentir com autoestima baixa e se distanciar da pessoa amada. A pessoa passa a ter sua qualidade de vida comprometida.
No entanto, para buscar a performance e qualidade de vida que cada um merece ter, é importante decifrar as 12 áreas da vida de forma separada estrategicamente e assim isolar os problemas e harmonizar os impactos positivos.
No meu livro “Perguntas que mudam a vida, respostas que só você tem” https://https://www.amazon.com/Perguntas-que-mudam-vida-Portuguese/, falo sobre as 12 áreas. Acessa lá e veja quais são essas 12 áreas, faça uma reflexão de como está cada área e elenque quais são as prioridades que precisam ser cuidadas ou mudadas para que você tenha a sua qualidade de vida.
Adianto aqui as 12 áreas:
- Bem-estar físico;
- Desenvolvimento Intelectual;
- Equilíbrio Emocional;
- Espiritualidade;
- Organização e Rotinas;
- Lazer e Diversão;
- Relacionamento Familiar;
- Relacionamento Social;
- Relacionamento Amoroso;
- Cidadania;
- Finanças e trabalho;
- Legado e Propósito.
Pode parecer muita coisa para ser cuidada, mas todas essas áreas podem se harmonizar. Desta forma, podem colaborar e se fortalecer mutuamente gerando objetivos alcançados e vida vivida com toda a qualidade que merece. Juntas, as áreas potencializam a performance de cada um de nós. Em oposição umas as outras, elas derrotam a pessoa sem que precise de inimigos.
No livro, você é convidado, convidada a decifrar essas 12 áreas e harmonizá-las para potencializar a sua performance e qualidade de vida.
Você Merece Mais Qualidade de Vida!
Uma vida merece muito mais! Merece ter objetivos claros, merece ter sonhos bem estruturados, merece atingir plenitude e harmonia em todas as suas áreas.
Veja também: https://rodemedeiros.com.br/2023/02/21/crescendo-com-as-mudancas/
Se este texto foi relevante para você, comente, compartilhe!
Até a próxima
Parabéns pelo resumo, vou ler o livro, deve ser muito edificante.
Obrigada!
Muito bom o conteúdo Rode!
Vale a pena a leitura.
Parabéns!!!
Obrigada Alexandre!
Gostei muito desta síntese; é instigante e convida a nova leitura do livro para fazer uma revisão e reforçar as bases de cada área.
Obrigada, Grilenzoni
Parabéns Rode e obrigada por compartilhar o seu conhecimento.
Sempre bom ter acesso a conteúdos que nos faz refletir.
Obrigada Alessandra.