Rode Medeiros

Liderança: pessoas + resultados

Em minhas entrevistas com lideranças, tenho a oportunidade de ouvir sobre os ônus e bônus de ser um líder. São muitos líderes que amam estar onde estão, que gostam do que fazem e têm aptidões naturais mas são desafiados constantemente a aperfeiçoar a liderança para manter sua saúde física e mental. Quero antecipar que não há receita de bolo quando se trata de liderança. Mas não é possível reinventar a roda em busca de soluções inéditas e mirabolantes pois há métodos comprovados que funcionam, portanto conhecer os fundamentos da liderança é fundamental.

A principal atividade de um líder é cuidar de pessoas e levá-las a atingir os objetivos pré-definidos.https://www.netflix.com/br/title/81406763 Aqui já surgem 2 conceitos que precisam ser aprofundados:

  • cuidar de pessoas
  • atingir objetivos

Cada um de nós tem a sua visão particular do que seja cuidar de pessoas. Para alguns é ser amoroso, atencioso, compassivo. Para outros é ser desafiador, rigoroso, exigente. Mas qual deve ser o conceito de um líder sobre cuidar de pessoas?

Líder cuida de pessoas

Talvez a palavra mais profissional seria que líder gerencia pessoas. Mas não quero usar essa palavra, pois as pessoas não seguem lideres que os gerenciam. Pessoas seguem líderes com os quais se identificam e se conectam, demonstrando cuidado e empatia. Para liderar, o líder precisa:

  • Conhecer as pessoas: saber o que precisam, o que gostam, o que não gostam, qual o tipo de prioridades, como se sentem realizadas, o que toca seus corações, quais são suas habilidades principais, quais são seus pontos fortes e fracos, quais são seus objetivos pessoais, o que os motiva, etc.
  • Conectar os objetivos das pessoas com os objetivos do grupo: muitas vezes, o líder tem pessoas talentosas incríveis mas esses andam independentes, sem criar vínculos com o grupo. O líder que cuida de pessoas, precisa encontrar os pontos de conexão para que haja sinergia no grupo.
  • Corrigir os liderados para que os erros gerem aprendizados. É terrível ter de corrigir alguém como também é terrível ser corrigido. Mas quando o líder faz isso com sabedoria priorizando a aprendizagem, o liderado se sente grato e percebe o cuidado com que está aprendendo.
  • Comemorar as vitórias de cada um individualmente. O líder que cuida das pessoas sabe que seus liderados precisam do sentimento de conquista. Comemorar as vitórias é grande motivador para o crescimento individual e coletivo.

Quem lidera cuidando de pessoas, sabe que os desafios são enormes pois pessoas são imprevisíveis e por mais que acreditemos que as conhecemos, muitas vezes não vemos ou não queremos ver as dificuldades que existem. A grande conquista de um líder é acreditar que a superação dos desafios que enfrenta serão suas maiores conquistas.

  • Desafio da Gestão de tempo: o tempo  é amigo e distribuir as atividades referentes a cuidar das pessoas fará com que o tempo do líder seja multiplicado por toda sua equipe. Se o líder faz sozinho nunca conseguirá atingir os resultados desejados, mas se ele cuida da sua equipe, sua equipe será seus braços.
  • Desafio do Comunicação: investir tempo explicando os motivos, os processos, os procedimentos faz com que a mente do líder seja expandida para toda a sua equipe. E como comunicação é uma via de mão dupla, os liderados também falam, também se expressão e isso aumenta muito a “mente mestra”, que é a mente de todos cocriando soluções. 
  • Desafio do Respeito: todos somos diferentes e isso é muito bom. O respeito pelas diferenças culturais, de gênero, religiosas, eleva  o grupo liderado a viver a sinergia. Essa sinergia precisa ser defendida pelo líder, motivada através de situações  e renovada constantemente.
  • Desafio do Engajamento: não há nada que una mais as pessoas do que clareza do porquê. As pessoas se unem por propósitos em comum. O desafio do líder é oferecer a seus liderados uma causa pelas quais eles acreditam, pela qual vale a pena lutarem juntos. 

Líder atinge resultados

A liderança existe para levar o seu grupo a atingir resultados. Para isso, o líder precisa estar atento para:

  • Definição dos objetivos claros: https://rodemedeiros.com.br/2023/02/07/como-definir-objetivos/quais são os resultados que o grupo espera atingir? Resultados quantitativos, como metas de vendas, de atendimento, de agendamentos, etc, ou qualitativos como qualidade dos serviços, ambiente agradável, percepção de segurança, nível de satisfação podem ser atingidos. O importante é a definição clara e a divulgação para que todos conheçam quais resultados esperam.
  • Estratégia: qual será a estratégia para atingir os resultados? Só se tem boa estratégia quando se tem informações adequadas de todos os fatores envolvidos. Conhecer som profundidade os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades dá ao líder visão ampla para montar a estratégia adequada.
  • Marcos intermediários: quais serão os marcos intermediários? Ninguém ganha um campeonato final sem disputar vários etapas anteriores. Isso é fundamental para mensuração de desempenho, alteração de estratégias, comparações e fortalecimento emocional.
  • Superação de obstáculos: sempre há obstáculos. Eles podem ser internos ou externos e para cada obstáculo há necessidade de reaver objetivo e estratégia.
  • Recompensa individual e recompensa coletiva: o que cada um ganhará com os resultados atingidos? O líder leva um grupo dedicação, empenho e até sacrifícios momentâneos e voluntários. A recompensa precisa ser clara para que cada um possa avaliar seu grau de comprometimento com o resultado final.
  • Conhecimento técnico: o líder para passar segurança em sua liderança precisa ter conhecimento sobre o assunto principal da sua equipe. Falamos que o líder atinge resultados através das pessoas. Mas as pessoas só seguem lideres em quem confiam.

Para que o líder atinja resultados, ele precisam acreditar que os resultados valem a pena. Líderes estressados, cansados, frustrados não geram resultados e não criam estratégias.

Os líderes, para gerarem resultado, tem:

  • Autoliderança:
    • clareza de propósito: identificar com clareza o que quer e porque quer
    • liderar mente: cuidar de seus pensamentos com suas crenças fortalecedoras, praticando a demolição de crenças enfraquecedoras
    • motivador interno: a motivação em realizar ser fator interno, independente dos fatores externos
    • resiliência: superação das dificuldades e resistência nos momentos difíceis
  • Qualidade de vida:
    • atividade física, cuidados com a alimentação e saúde
    • momentos de relaxamento mental
    • ter hobbies
    • relacionamentos positivos
    • espiritualidade

Para continuar a cuidar dos outros e atingir resultados, bons líderes investem em si mesmos, cuidando do seu bem estar.

 

 Sou coach e mentora de Diretores e Líderes que querem liderar com sucesso uma equipe produtiva e uma empresa lucrativa e viver uma vida empresarial e pessoal com qualidade, prosperidade e resultados surpreendentes

Deixe seu comentário, sua dúvida e fale comigo pelo Whatsapp

 

 

 

 

Deixe um comentário

AN