Rode Medeiros

Como ser líder de sucesso

Sempre quando se começa algo simples ou complexo é necessário se perguntar “Por que?” . No livro Comece pelo Porquê, de Simon Sinek ele cita líderes e empresas que descobriram seu “por que” e conseguiram comunica-lo de tal forma que ressoou em grupos imensos de pessoas identificadas com suas vocações. Empresas como Apple, líderes de movimentos como Martin Luther King, são citações prontas para falar de liderança inspiradora. No documentário do Príncipe Harris e Megan Markle, Live to Lead, vemos muitas lideres que realmente inspiram movimentos, grupos, ações transformadoras. Mas e nós, meros mortais que provavelmente não entrarão na história da humanidade mas que também exercem liderança? Por que o fazemos? Por que queremos ou aceitamos ser líderes em nossas comunidades, sociedade ou organizações?

Descubra o seu Porque

Cada um de nós tem um Porque muito íntimo e pessoal. Alguns desejam ser líderes por acreditarem que a liderança lhes dará:

  • Poder: pensam que poderão mudar o que acharem errado, poderão implantar o que acharem certo. Poderão fazer o que eles quiserem. O desejo de estar em uma posição onde não precisam dar satisfação a ninguém e que suas vontades serão realizadas é algo muito atraente. Vinda de histórias de reis e rainhas, onde o jogo do poder é jogado para ganhar, custe o que custar, onde não há cansativas negociações mas sim a vontade sendo executada, é um delírio para quem quer a liderança para ter poder. A realidade é muito diferente.
  • Amor: serão amados, admirados e obedecidos. Vemos líderes sendo amados e admirados como Pelé que se tornou símbolo do Brasil por muitos anos através do seu futebol e nos imaginamos sendo amados e admirados como ele. Lembramos de Airton Senna que movia os domingos de uma nação inteira torcendo por sua corrida na Fórmula 1, ganhando e abrindo a bandeira do Brasil. Pensamos em Maria Luiza Trajano, dona da Magazine Luiza, senhora querida e simpática que faz palestras cativantes. Podemos pensar em líderes na música, na política, na família que são queridos e amados. Mas a realidade é que também são odiados e invejados por muitos. Liderança não é só amor.
  • Riqueza: a tendência natural é que a liderança seja mais bem remunerada pois traz consigo a responsabilidade maior. Nas organizações, o salário dos líderes é maior do que dos liderados. E muitos querem ser líderes para ter melhores ganhos financeiros. Além de ter melhores oportunidades pois se destacam e são lembrados para eventos, participações, conselhos, etc. O ganho financeiro é o carimbo de ser um bom líder pois junta para si a riqueza desejada. Mas a riqueza, pode ser benção ou maldição.
  • Propósito: é a definição de um objetivo que faça sentido a todos. Liderar por propósito é ter clareza que existe um motivo maior do que o poder, o amor e a riqueza. Provavelmente liderar por propósito trará poder, amor e riqueza. Mas estes serão coadjuvantes do resultado final e não protagonistas da história. As pessoas preferem viver e liderar por poder, amor e riqueza porque essas coisas são mais fáceis de desejar e adquirir. Viver e liderar por propósito precisa de investigação e aprofundamento pois o propósito não é fácil de identificar, mensurar, adquirir e demonstrar que adquiriu. Mas somente o propósito trará o poder, amor e riqueza de forma sustentável e contínua.

Convido você a responder a seguinte pergunta:

  • Qual seu objetivo maior pelo qual vale a pena viver e levar outros a vivê-lo com você?

Descubra o propósito do grupo

Há muitas formas de descobrir o propósito. Alguns já sabem desde pequeno, porque alguém percebeu suas habilidades naturais e direcionou a criança para desenvolver sua habilidade. Outros não tiveram a mesma sorte e se viram na busca pelo autoconhecimento. Para identificar seu propósito na liderança, há a necessidade de:

  • autoconhecimento: conhecer seus pontos fortes, com a validação de outras pessoas, comprovando que são realmente pontos fortes. Há uma tendência natural de identificarmos habilidades que desejamos ou admiramos em outros e entendermos que as temos. Esta ilusão embaça a nossa visão sobre nossos reais pontos fortes. Também precisamos saber os nossos pontos fracos. Já atendi pessoas que sabiam tudo sobre seus pontos fracos, como se eles gritassem dentro deles. Isso só enfraquece nossos objetivos e fortalecem nossas crenças limitantes de fracasso. É necessário identificar os pontos fracos não para nos sabotar mas para, estrategicamente, saber eliminá-los ou amenizá-los.
  • identificar o problema: todos os dias aparecem problemas, dificuldades, incômodos que precisam e merecem soluções. Líderes nascem da leitura correta de problemas. Pelé e Airton Senna identificaram a necessidade de campeões brasileiros que proporcionassem ao povo autoestima. Fernando Henrique Cardoso identificou o problema da hiperinflação na economia brasileira que precisava de solução. Diretores bem sucedidos identificam problemas e gargalos dentro de suas organizações que precisam de soluções. Líderes de sucesso entendem as necessidades suas e do grupo e se empenham na solução.
  • agregar pessoas capazes de solucionar o problema: ninguém resolve problema sozinho. Quando se adquire autoconhecimento, é mais fácil conhecer as pessoas ao nosso redor. Agregamos pessoas ao nosso redor que se identificam com quem somos e nos completam, sendo diferentes de nós. Ou nos expandem, sendo iguais a nós.
  • direcionar as pessoas: o líder que sabe quem é, sabe o problema que precisa de solução e junta as pessoas para soluciona-los precisa de um plano para convergir esses três fatores para a solução necessária. Planejamento é a lição de casa do líder de sucesso. A intuição é muito importante mas só a intuição traz centralização e insegurança para os liderados. Planos bem feitos e bem implantados fortalecem o grupo.
  • monitorar e ajustar: líder não abandona sua equipe aos seus próprios desejos pois cada um, por mais gênio que possa ser, poderá testar caminhos diferentes e contraditórios que não levarão a solução desejada. O líder irá monitorar, orientar, corrigir, ajustar constantemente o grupo. Esse é o real trabalho de um líder.
  • superar as adversidades: há um grupo enorme de líderes em potencial que pararam no meio do caminho por não conseguir superar os obstáculos que encontram no meio do caminho. Há muito tempo, uma amiga me falou: “Rode, seja água”. Bater de frente com as pedras só faz ferimentos. Seja água e contorne as pedras. A água segue, passa pelas pedras e atinge seu objetivo. O líder faz mais. O líder leva seu grupo a ser água e fluir.
  • focar em resultado: o líder precisa ser o guardião do propósito https://rodemedeiros.com.br/2023/03/14/3-caracteristicas-do-lider-moderno/, pois isso é o que fará a equipe ou grupo se firmar para alcançar o resultado. Há uma tendência de empolgação com as tarefas do dia a dia, ser sugado pelo ativismo e perder o real sentido do trabalho. O líder, sendo guardião do propósito comunicará frequentemente onde estão e para onde vão. Isso une o grupo e sustenta o resultado.

Seja um líder de sucesso, descubra o seu por que e o por que do seu grupo.

 

 

                        Sou coach e mentora de Diretores e Líderes que querem liderar com sucesso uma equipe produtiva e uma empresa lucrativa e viver uma vida empresarial e pessoal com qualidade, prosperidade e resultados surpreendentes

Deixe seu comentário, sua dúvida e fale comigo pelo Whatsapp

Deixe um comentário

AN