Você já se perguntou porque algumas pessoas alcançam o que querem e outras apenas lamentam por não terem o que desejam? Não é questão de nascer em berço de ouro ou não. Não é questão de desigualdade social. A questão é que algumas pessoas são o que desejam ser, tem o que desejam ter e fazem o que desejam fazer e outros não. Neste blog quero apresentar três pilares fundamentais para você conquistar o que você deseja: Definição de objetivos, Crenças Fortalecedoras e Estado de Fluxo.
Três Pilares Fundamentais:
1) Definição de Objetivos
O que você quer?
Essa é uma pergunta que pode ter resposta imediata, como “Quero ser médica”, “Quero ser rico”, “Quero ter filhos”, “Quero me apaixonar”, “Quero ter uma casa na praia”, “Quero ser um grande líder”, “Quero ter uma empresa de renome”, “Quero ofertar empregos e mudar a vida das pessoas que trabalham comigo” , “Quero influenciar minha cidade a ter melhor qualidade de vida”, etc… Ou pode gerar um grande silêncio com o ponto de interrogação gritando dentro de si.
O que precisamos entender sobre a definição de objetivos é que ele começa com um pequeno sonho, isto é, uma pequena possibilidade que passa por nossa cabeça que pode ser abandonada e esquecida ou pode ser alimentada e crescer. A nossa mente criativa pode nos sugerir ideias sensacionais que podemos abraçar ou espantar.
Imagine uma menina pobre, criada na periferia de São Paulo, que um dia vê uma mulher bem vestida, falando bonito, dirigindo um carro, dona de uma empresa. Ela pensa consigo: “Puxa, eu também quero ser assim e ter o que ela tem: ser uma empresária, dona do meu negócio, ganhar o meu dinheiro, ter um carro legal, estar bem vestida, falar bonito”. Começou aí um pequeno sonho que pode ser alimentado por ela mesma, pelos pais dela, pelos professores dela. Talvez ela cresça e se esqueça disso e, então, um dia quando ela estiver falando bonito, ganhando seu dinheiro, dirigindo seu carro, ela possa lembrar da primeira vez que desejou ser e ter mais do que lhe era destinado.
No entanto, algumas vezes o tal sonho específico não cria raízes. É a terrível dúvida de quem tem muitas opções e não quer abrir mão de nenhuma opção. Ou ainda sente a raiva, a inveja, a impossibilidade e despreza o sonho.
Nosso objetivo aqui não é desprezar sonhos mas sim abraçá-los e criá-los. Sugiro 3 perguntas para definir seu objetivo:
- Quem você admira e segue? Com quem você quer se parecer? Quem você imita?
- O que lhe faz falta? O que você precisa ter para suprir uma necessidade, resolver um problema ou gerar grande satisfação a você?
- O que quer fazer ou faz que gera ganhos para os outros? As suas ações produzem efeitos positivos para alguém, além de você?
- Se imagine alcançando ser, ter e fazer o que você respondeu acima. Qual sentimento ou sensação você está vivenciando?
- Quais os obstáculos você precisa superar para ser, ter e fazer o que você deseja?
Pessoas que são, tem e realizam respondem essas perguntas com muito clareza em suas almas. Você também pode respondê-las. Gaste um tempo pensando nestas perguntas buscando gera respostas profundas. Talvez não saia tão claro na primeira versão, talvez precisem ser revisitadas algumas vezes, mas quanto mais você refiná-las mas o seu objetivo estará definido.
Conheça meu curso https://www.udemy.com/course/feliz-ano-todo/?referralCode=E9FC232773AE37F91B1B
2) Crenças Fortalecedoras
O que você acredita?
Os desenhos animados já nos ensinaram que há dentro de nós o anjinho e o diabinho. Um em cada ombro falando conosco para o bem e para o mal. O anjinho nos influenciando na direção do bem e do certo, isso é, na direção de construirmos nosso objetivo de ser, ter e fazer realizando nossos sonhos. O diabinho nos influenciando na direção do prazer imediato, da desonestidade, do egoísmo, abrindo atalhos que nos levarão a riscos para nós mesmos e para pessoas ao nosso redor. Quem vencerá?
O anjinho e o diabinho da infância são, na vida adulta, crenças que nos fortalecem ou nos enfraquecem rumo aos nossos objetivos.
Imagine a mesma menina pobre do exemplo anterior. Há uma crença fortalecedora dizendo a ela que há muitos exemplos de pessoas pobres que conseguiram ser, ter e fazer o que desejaram. Que objetivos são atingidos com amor, dedicação, paciência e disciplina. Que o importante é manter o foco.
Mas há outra crença, a enfraquecedora, que insiste em lembrá-la que ela é pobre, veio de uma família pobre, que ninguém de sua família conseguiu ser, ter e fazer o que queria. Que não adianta tentar porque todos vão rir do seu fracasso, porque irá fracassar.
A menina pobre do nosso exemplo só irá conquistar o que deseja se calar a voz da crença enfraquecedora e focar na voz da crença fortalecedora. E você também!
Crenças são verdades, convicções profundas herdadas dos nossos pais, criadas na nossa infância que levamos conosco para cada decisão na vida. Podem ser pessoais ou coletivas. Exemplo de crença pessoal: “Sou uma mulher, preciso de um homem para me validar”. Exemplo de crença coletiva: “Neste lugar, mulher não pode andar sozinha. Se andar sozinha é alvo de violência pois é vagabunda”. Nas culturas organizacionais também há crenças fortalecedoras e enfraquecedoras: “Vou participar da reunião mas não vou abrir a boca pois ninguém quer saber o que eu penso”. Ou “Nesta empresa todos devem seguir as regras e não questionar. Quem questiona muito está caçando ser mandado embora”.
Para qual crença você dará atenção? Qual crença você irá alimentar? Qual crença fortalecedora é fundamental para você atingir seu objetivo? Qual crença enfraquecedora você precisa questionar e ressignificar?
Leia também: https://rodemedeiros.com.br/2023/02/21/crescendo-com-as-mudancas/
Estado de Fluxo
O que lhe dá satisfação?
Para conquistar o que você deseja é fundamental que haja prazer em ser, ter e fazer o que você definir como objetivo. Por instinto de sobrevivência, nós fugimos do que nos incomoda e nos aproximamos do que nos dá prazer. Tirando os masoquistas que acreditam que haja prazer na dor, o ser humano quer e merece desfrutar das coisas boas da vida, com zelo e responsabilidade.
Não se trata de ficarmos parados na zona de conforto, mas de buscarmos um fluir natural de crescimento e desenvolvimento. É o chamado Estado de Fluxo. Não vamos aqui confundir com seguir o fluxo da maioria sem pensar, como gado acompanhando o boiadeiro. Não!
Estado de Fluxo é quando vivenciamos a sensação de paixão em nossas atividades. Nós nos sentimos capazes de fazer o que fazemos, estamos tranquilos sobre quem somos, temos o que precisamos ter e, portanto, as coisas fluem naturalmente para conquistar o que queremos conquistar.
Imagine a mesma menina pobre em estado de fluxo. Ela sabe quem é. Ela é uma menina que imita em ser uma mulher bem sucedida. Ela tem oportunidades que lhe são abertas para aprender a falar bonito, trabalhar e aprender a montar um negócio. Ela faz tarefas que lhe dão satisfação. Ela vivencia a gratidão por cada conquista, ela fica totalmente absorvida em suas tarefas, ela se diverte enquanto conquista e ela é grata por cada dia que vivencia o seu crescimento. Ela está em estado de fluxo! Você já se sentiu assim?
A conquista do que desejamos não precisa ser um caminho de sacrifícios sem fim para que aja valor. Somos mais produtivos e alcançamos mais resultados quando estamos felizes.
Conclusão
Para conquistar o que se você deseja é necessário estar alicerçado nos três pilares fundamentais acima. Espero que com esse texto você tenha clareza sobre seus objetivos, questione suas crenças e se firme nas fortalecedoras e vivencie seu estado de fluxo.