Uma pessoa me ligou e disse que queria me fazer uma pergunta. E a pergunta dela foi: “Rode, como superar as dificuldades que surgem na vida?” No momento que ouvi a pergunta fiquei impactada e pensei: “Meu Deus, o que eu falo?” Eu já sabia a dificuldade da pessoa, conheço sua vida, seus desafios, como poderia ajudar! Senti o peso da responsabilidade mas também percebi que, se ela pediu minha opinião é porque eu poderia ajuda-la. Mas o que eu poderia responder?
Diante da responsabilidade em trazer luz àquela pessoa, eu respondi o que quero compartilhar com você também, confiante que possa ajudar mais pessoas que também estejam enfrentando dificuldades e precisam se fortalecer para ter vitória. Seguem, então, três convicções que podem nos fortalecer em momentos difíceis:
Convicção 1: Tudo passa
Quando estamos atravessando um momento difícil seja de saúde, financeiro, conflito de relacionamento, indecisão, a sensação é que a situação nos domina de tal forma que parece que é eterno. Não nos lembramos dos momentos bons, não nos lembramos dos tempos felizes, apenas entramos na situação problemática e fazemos nossa cama ali. Mas quero lembrar a você que tudo passa. Mesmo aquelas situações cujo espaço cronológico é considerado longo pode passar, podem ser superadas. A vida é uma constante alternância de dias de luta e dias de glória. Nos dias de luta, não podemos nos esquecer que já vivemos e voltaremos a viver dias de glória e nos dias de glória precisamos nos manter em forma e fortes para os dias de luta.
Eu me recordo dos dias de luta quando, aos 19 anos de idade, perdi meu pai doente de câncer. A dor da perda do meu pai foi ainda desafiada com a necessidade de manter um pequeno escritório imobiliário para, juntamente com minha irmã, manter o sustento da família. Foram dias de minha luta. Lembro também quando perdi minha primeira gravidez e me abalei muito emocionalmente. Posso lembrar de muitas outras situações financeiras, relacionais, familiares. Dias de lutas que passaram. Tudo passa.
Convicção 2: Cuidar da mente, da fala e das ações
Mente:
Durante os dias difíceis, os nossos pensamentos podem nos salvar ou nos atolar. Nossa mente tem poder criativo, tem habilidade de criar o que não existe de forma saudável. Há pessoas que cultivam pensamentos de autodestruição, inveja, raiva, ódio, vitimização, baixa autoestima e isso só atrapalha. A mente precisa de boas sementes para gerar boas palavras e ações. A nossa mente é alimentada e influenciada por aquilo que vemos, ouvimos, falamos e sentimos. Nestes momentos difíceis precisamos blindar a nossa mente com boas influências.
Para fortalecer a minha mente costumo usar a música. A música tem efeito fantástico em nossos pensamentos e sentimentos tanto para fortalecê-los e conduzi-los a superação, ao amor, a vitória quanto para destrui-lo com ódio, baixa autoestima e derrota. Seja a música só instrumental ou com letra, somos tocados por sensações. Eu atento muito para a letra da música, já meu marido se atenta mais ao instrumental, mas as sensações que o conjunto da obra nos oferece alimenta os nossos pensamentos e sentimentos. Filmes, livros, quadros, jogos também oferecem sensações de vitória ou de derrota.
Uma boa música que quero compartilhar com você é Te Ver Superar, de Jota Quest: https://www.bing.com/videos/search?q=jota+quest+resignificar&&view=detail&mid=B52C0A9B281B217313A9B52C0A9B281B217313A9&&FORM=VRDGAR&ru=%2Fvideos%2Fsearch%3Fq%3Djota%2520quest%2520resignificar%26qs%3DUT%26form%3DQBVDMH%26%3D%2525eManage%2520seu%2520Hist%25C3%25B3rico%2520de%2520Pesquisa%2525E%26sp%3D1%26pq%3Djota%2520quest%2520res%26sc%3D10-14%26cvid%3D49FF62C905B54CEA891C23817A9587F7
Fala:
As palavras são reflexo dos pensamentos e das influências que recebemos. Nossas palavras também tem poder criador para o bem e para o mal. Reclamar, xingar, resmungar, brigar atraem coisas ruins. Agradecer, abençoar, apaziguar atraem coisas boas. Logicamente a “boca fala do que o coração está cheio” e quando estamos passando por situações difíceis, o nosso coração pode estar machucado, sofrendo, doído levando a crer que não terá nada de bom para falar. Mas isso é mentira. Mesmo com o coração em sofrimento, podemos escolher a gratidão e a benção. E se não for possível falar benção e gratidão, é melhor se calar pois ainda terá esperança de superação da situação.
Ações:
O que fazer, qual ação deve ser feita quando se está em situação difícil? O mais comum é que fiquemos tão abalados que não consigamos fazer nada ou façamos tudo errado. Mas há ações que podem ser realizadas que ajudam a cuidar dos sentimentos, mente e palavras. Em cada situação haverá procedimentos padrões que precisam ser conhecidos e seguidos. Por exemplo, podemos criar procedimentos para cada situação como em um hospital, fazendo diagnósticos, exames, acompanhamento, medicando em pequenas doses e acompanhando a solução esperada. Uma ação prática que gosto de ter é a oração. Independentemente da religião, orar a Deus nos ajuda a identificar o problema, a criar soluções e manter a esperança. Outra ação é impor as mãos sobre algo material que simbolize a dificuldade, o problema, a situação e declarar a solução. Essa ação precisa ser embasada no racional e não no emocional. A emoção faz desta ação uma euforia e atrapalha a declaração da solução adequada. Quando essa ação é feita de forma racional, a solução torna-se específica, mensurável, alcançável, relevante e em tempo determinado.
Convicção 3: Toda dificuldade gera aprendizado
Uma pergunta que sempre precisa ser feita é: O que eu preciso aprender com essa situação? Quanto mais rapidamente aprendemos, mais rapidamente saímos da dificuldade. Tenho uma imagem mental da vida como uma escada. Cada degrau significa uma etapa a ser vencida. Só vamos para o próximo degrau quando a aprendizagem do degrau atual é concretizada. Pode-se usar a imagem mental de jogos de video game onde só vamos para o próximo nível quando vencemos o nível atual.
Dificuldades, problemas, situações difíceis nos levam a aprender porque o cérebro registra a situação para nos proteger de vivermos as mesmas coisas nos futuro. Temos tendência a lembrar com mais clareza das situações superadas pois de alguma forma elas nos transformam, nos fazem mais fortes, mais adaptados, mais adequados à novas situações e desafios.
Tiago, um dos discípulos de Jesus, escreveu um texto que gosto muito e fala deste aprendizado durante as dificuldades:
“Considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.
Talvez haja uma expectativa muito alta na expressão “motivo de grande alegria”, mas o fato é que as provações nos transformam em pessoas mais maduras e íntegras. Portanto, vale a pena o aprendizado.
Espero que essas três convicções possam também consolar o seu coração como fez com quem me procurou. Muitas vitórias para você!
Leia também: Como construir o futuro desejado – Rode Medeiros
Sou coach (orientadora pessoal e profissional) e ajudo pessoas com:
Definição de objetivos
Autoconhecimento
Autogerenciamento
Atingimento de resultados
Deixe seu comentário, sua dúvida e fale comigo pelo Whatsapp