Rode Medeiros

Você sabe o que é Coaching?

Você sabe o que Coaching?

Se alguém perguntasse para você o que é medicina, ou o que é advocacia, ou o que é engenharia você saberia definir em uma frase? E se perguntasse quais as áreas de atuação dessas profissões você conseguiria citar todas? Mas com certeza você e eu sabemos quando devemos procurar um médico, um advogado ou um engenheiro. Ninguém querendo construir uma casa consulta um médico, ou com dores na coluna chama um engenheiro. Por que sabemos disto? Porque são profissões antigas, já consolidadas com as quais convivemos desde criança.

O que é Coaching?

Continuando nossa comparação com as profissões já citadas, podemos dizer de forma bem resumida, apesar de conhecermos a amplitude de sua definição que a medicina cuida da saúde do corpo, a advocacia cuida de conflitos e o engenheiro de construções. Portanto, também de forma simples e resumida, o Coaching cuida de apoiar as pessoas e organizações para que façam transições. Transição é sair de um estado atual que gera algum incômodo, para outro estado onde o incômodo seja amenizado ou eliminado.

Imagine uma pessoa que está atuando como um profissional concursado mas sonha em sair deste cargo e empreender no ramo de gastronomia. Veja o tamanho da transição! Um emprego estável para outro totalmente instável que talvez leve a ganhos maiores à longo prazo. Imagine a pessoa se remoendo todos os dias, quando vai para seu departamento, repetindo para si mesmo que quer e sonha com um pequeno restaurante de comida capixaba. Essa pessoa precisa de apoio para construir essa transição com total clareza de sua decisão pois será ela quem perderá a estabilidade financeira e irá vestir a camisa do empreendedorismo. Ela precisa de certeza do que está fazendo para não se arrepender nos dias ruins.

Imagine uma organização que precisa e quer crescer para não ficar ultrapassada, perder clientes e faturamento. O dono da organização e seus diretores estão vendo a modernização chegando e precisam adaptar a empresa. Sabem que a empresa de sapatos precisa de mais resultados mas não sabem como fazer. O processo de coaching vai apoiar o CEO e os diretores na busca pelo crescimento desejado.

Passos fundamentais do Coaching:

As transições bem-feitas e bem planejadas, maximizam resultados e amenizam riscos, sejam nas áreas pessoal ou organizacional. E como isso acontece? Vamos para os passos fundamentais:

  • identificar o que querem mudar, isto é, o que está incomodando no dia a dia. O incômodo pode ser a insatisfação com o estilo de vida, com a profissão, com a carreira, com o relacionamento. No caso das organizações, o incômodo pode ser insatisfação com os resultados, com as entregas, com o ambiente, com a marca, com o reconhecimento no mercado.
  • Identificar a situação atual:  onde esta pessoa ou organização se encontra no tempo atual, como é vista, quais os pontos fortes, quais os pontos fracos, quais as ameaças e oportunidades. 
  • Identificar qual a situação desejada: onde esta pessoa ou organização quer chegar. Aqui é o grande x da questão, pois quanto maior a clareza do que se deseja alcançar mais fácil será escolher o caminho a seguir.
  • Criar o caminho: Se queremos algo precisamos ir buscar. E aqui também é um ponto fundamental pois o caminho do outro nem sempre serve para nós. Podemos ter referências, exemplos, pessoas que nos mostram o caminho mas cada um faz o seu próprio caminho baseado em suas experiências, conceito, valores.
  • Percepção da mudança: Reconhecer a trajetória e colher os resultados é algo fundamental para a melhoria na qualidade de vida das pessoas e das organizações. A frase: “Puxa, eu consegui crescer, desenvolver, chegar onde eu planejei” não tem preço. Pessoas e organizações sabem que a vitória nas batalhas dá a sensação de força e traz energia para outras batalhas.

Contrate um Coach:

Se você se percebe com a necessidade de uma transição seja na vida pessoal ou em sua organização, contrate um profissional Coach. O foco do profissional é conversar com você buscando esses passos acima além do uso de ferramentas próprias e adequadas para cada situação. 

No caso do coaching pessoal, as sessões são entre o coach e o coachee que definirão juntos cada passo. No caso de coaching organizacional, o coach faz reuniões com o CEO e os diretores para a construção da cultura organizacional, criação de planejamento estratégico e definição de desenvolvimento dos executivos. 

Se quiser saber mais como eu trabalho, entre em contato pelo meu e-mail: rodemedeiros@uol.com.br. 

Abraço e até mais,

Deixe um comentário

AN