Já tentou conversar com alguém sobre seus reais problemas? Já tentou amigos, psicólogos, religiosos, conselheiros? Com quem você já tentou realmente conversar sobre seu desenvolvimento pessoal e profissional?
Há muitos profissionais capazes e eficientes em nos atender quando estamos com um problema ou precisamos de uma direção. Mas cada um tem o seu campo de ação e suas metodologias cujos resultados dependerão do que precisamos.
Se você estiver com o osso do pé quebrado não irá marcar uma consulta com um otorrinolaringologista para resolver esse problema. Pois você e eu sabemos que se o osso do pé está quebrado precisa de um médico especializado em osso, um ortopedista. Ele terá a metodologia certa, o treinamento certo e a experiência certa para lhe ajudar.
Quando estamos com uma questão nos incomodando precisamos saber quem devemos chamar para nos ajudar.
Família e amigos = É maravilhoso poder contar com a família e com os amigos. A família nos dá acolhimento e segurança (geralmente) e a amizade é um relacionamento que escolhemos ter. Eles nos conhecem, que nos apoiam, nos encorajam e também nos corrigem para não fazermos muita besteira. É por afinidade, respeito, cumplicidade que convivem conosco, que estarão presente em ocasiões importantes e que nos socorrem quando precisamos. Mas na maioria das vezes eles não têm as habilidades necessárias para nos ouvir, nos ajudar, nos apoiar em situações de desenvolvimento pessoal e profissional onde precisamos mudar, sair da nossa zona de conforto e crescer.
Um Psicólogo = A psicologia é uma área de atuação muito rica que nos ajuda a resolver situações que nos travaram, geralmente ligada ao passado, onde precisamos falar e falar até encontrarmos o fio da meada e desenrolarmos o que nos enrolou. Por vezes, precisa de apoio de outro profissional, o psiquiatra, que poderá receitar remédios, caso seja identificado alguma causa física para o nosso enrolamento.
Religioso = O apoio através da fé, rituais, crenças por vezes se torna útil pois traz conforto, aquieta a alma, os pensamentos e traz fortalecimento, mas atuará dentro do aspecto da sua religião.
Conselheiros ou Mentores = Quando precisamos conhecer um caminho e conhecemos outros que já trilharam esse caminho que possa nos ensinar o que já aprenderam são muito úteis pois aplainam o nosso caminho, nos ajudando a desviar de pedras, mas atuarão dentro de suas experiências o que nem sempre será o que precisamos.
Mas e quando precisamos de alguém para nos ajudar a desenhar um projeto de vida pessoal ou profissional?
Você Precisa de um Coach!
Neste caso precisamos de um coach pessoal e/ou profissional. O coach irá conversar buscando no coachee:
- Incômodo – qual a dor, qual a situação que não está boa.
- Disposição para mudança – não basta reclamar e chorar, precisa querer mudar.
- Situação atual – onde a pessoa está diante deste incômodo e desta disposição.
- Clareza de Objetivo – aonde quer chegar, qual o sonho, qual o desejo real.
- Autoconhecimento – quais os pontos fortes, os fracos, o que já tentou, em que fracassou, quais os padrões de comportamento, qual é sua forma de pensar e sentir a vida.
- Autogestão – criação de metas e submetas para atingir o objetivo através de criação de rotinas, ações e superações de obstáculos.
- Resultados – mudança de mentalidade, pequenas vitórias, comemorações até o atingimento do objetivo.
Isso é, o processo de coaching é a construção de um projeto que faz com que o coachee se desenvolva na trajetória de atingimento de objetivos.
Portanto, o que você está precisando? Se você precisa de uma coach pessoal e/ou profissional estou aqui para lhe atender. Fale comigo.