Você já se deparou com uma pessoa muito competente em conhecimento técnico, com amplo conhecimento sobre a área de atuação, por exemplo um ótimo médico, mas sem nenhum tato para tratar com as pessoas, se mostrando grosso, insensível, arrogante?
Agora imagine a gestão do hospital onde esse médico trabalha recebendo muitas e muitas reclamações por seu desempenho com as pessoas como colegas de trabalho, líderes e liderados e pacientes. Pois é, esse é um exemplo onde as competências comportamentais não estão alinhadas com as competências técnicas causando muito tumulto na vida de líderes e empresas. A gestão então decide contratar um coach executivo para oferecer a esse médico um processo de coaching executivo.
O Coaching Executivo
É um treinamento individual para líderes, empresários, executivos e profissionais em geral que precisam desenvolver competências comportamentais, promovendo o desenvolvimento de performance e de adequação com as necessidades da empresa.
Quem deve fazer Coaching Executivo?
O profissional que já é bom e sabe disto e quer render mais pois acredita no desenvolvimento constante, entende a importância de sempre se atualizar, sabe que a sociedade muda, os padrões de comportamento precisam se adaptar com frequência e que preza por qualidade de vida. No exemplo, o médico precisa desenvolver as competências de comunicação não violenta, de empatia pelo próximo, de humildade, de visão de carreira e de networking.
Vamos imaginar outro exemplo. Um diretor de empresa que é muito eficiente em trabalhar e valorizar as pessoas, mas tem dificuldade na competência visão estratégica e não consegue enxergar as oportunidades e dificuldades que podem ocorrer e, portanto, não consegue promover atitudes de ações antecipadas.
Quem Contrata?
Empresa que tem clareza de sua cultura, sabe seus valores, se orienta por sua visão e trabalha em sua missão valorizando os seus colaboradores.
Como é o Treinamento?
Diferentemente de treinamentos coletivos onde os assuntos já são programados e todos seguem por uma trilha de conhecimento, o treinamento individual segue na direção de desenvolvimento de competências comportamentais já definidas pela empresa como sendo necessárias para aquele colaborador. Através de conversas focadas na realidade vivenciada pelo profissional, suas dificuldades, seus desafios, seus sonhos e objetivos, o coach executivo vai construindo uma trilha de conhecimento específico proporcionando reflexões, autoconhecimento, consciência de objetivos, coerência entre ação e reação, necessidade de mudança, gestão de mudança, expectativa e realização de resultados.
O que são Competências Comportamentais?
São as atitudes comportamentais adquiridas e desenvolvidas para o atingimento de bons resultados profissionais. É a forma como a pessoa se relaciona no seu cargo e função como representante da empresa diante de seus líderes, liderados, pares, clientes e demais grupos. Esse profissional transmite a cultura organizacional e precisa estar alinhado com essa cultura. Portanto, no desenvolvimento de competências comportamentais também está presente o alinhamento entre valores da empresa e do seu colaborador.
Cultura Organizacional
Para se pensar em desenvolvimento através de Coaching Executivo é necessário que a empresa tenha clareza da cultura que é construída no dia a dia da empresa. Há gestores que desconhecem a cultura da empresa e se imaginam na Disney, sonham com a perfeição e acreditam que o que sonham é o vivido pelos colaboradores, mas quando fazemos o diagnóstico da empresa a realidade do dia a dia é apenas a sobrevivência, vendendo o jantar para comprar o almoço. Quando todos em uma empresa tem clareza da cultura que estão construindo, o processo de coaching executivo colabora na limpeza das arestas, lubrifica os relacionamentos e gera mais e mais qualidade de vida para todos. Os resultados se tornam mais palpáveis e realizáveis, o engajamento aumenta, o ambiente melhora e a sociedade ao redor da empresa é impactada positivamente.
Nos próximos blogs falaremos mais sobre esse tema, como funciona na prática, quais os desafios e resultados.
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