Rode Medeiros

É preciso saber viver – Erasmo Carlos

 

A vida pede constantemente que a gente se torne doutor em viver. De todas as nossas ocupações, planos e desafios, acordar todas as manhãs consciente que teremos mais um dia pra viver é a principal. Mas como viver? Como saber viver bem?

A arte sempre nos dá pistas e a música de Erasmo Carlos faz o seu papel. Nela, a sabedoria em viver, em saber viver tem 5 caminhos:

      • Não viver de ilusões. A ilusão nos impede de apreciar a realidade e tomar decisões assertivas. Imaginar e sonhar com coisas boas é fundamental. O ser humano tem essa capacidade e precisa exercitá-la. Mas viver de ilusões sem discernir o sonho da realidade nos leva a ficar maluco e solitário.
      • Cuidado para não sofrer no futuro. Nosso futuro depende das nossas ações de hoje. Lógico que queremos que nossas ações de hoje não causem nenhum problema para o futuro, mas o futuro só será de alegria quando nossas ações de hoje pavimentam esse caminho. No processo de coaching busco levar meus coachees a construir coerência entre as ações de hoje e o futuro desejado. 
      • Pedras precisam ser removidas. Sempre haverá obstáculos pelo caminho, seja no trabalho, nos relacionamentos, nas finanças. Esperar, chorar, espernear ou reclamar não tiram os obstáculos do caminho. É necessário mudança de mindset, de comportamento, ressignificando experiências para continuar a jornada da vida com liberdade e energia.
      • Flor tem espinhos. Também podemos nos machucar ocasionalmente inclusive com coisas boas. Mesmo amando uma pessoa ainda assim seremos magoados e magoaremos. Mesmo em uma profissão com a qual nos identificamos e expressamos nossas competências ainda assim viveremos dias difíceis. Não dá pra queimar a roseira porque ela produz espinhos. É a vida, é a natureza, é a realidade. Avaliar o custo-benefício é exercício constante pois a alegria da roseira também não pode justificar ferimentos constantes. 
      • Escolha entre o bem e o mal. O bem e o mal são, em alguns momentos, relativos pois depende da ocasião, dos valores, da história de cada um. Mas, apesar da relatividade, dos nossos vieses de comportamento e hábitos, há o bem e o mal claro e translúcido para todos quando estabelecemos o respeito por nós e pelo outro. Portanto bem e mal é uma questão de escolha.

    Portanto curtir a música de Erasmo, cantada pelos Titãs, pode nos ensinar muito sobre como se deve viver a vida. 

     

    E você, também curte a letra desta música? 

    Que tal deixar seu comentário e compartilhar essa reflexão para ajudar outros a saber viver? 

    Abraço e até a próxima!

     

    Deixe um comentário

    AN