Você já pensou nas áreas que formam a sua vida?
Como a vida é tudo junto e misturado, geralmente só vamos vivendo, deixando a vida nos levar. Mas uma das primeiras ferramentas de coaching é a chamada Roda da Vida ou Avaliação do Estado Atual onde olhamos separadamente para as áreas da vida buscando o nosso nível de satisfação com cada área e também a percepção do que está incomodando e precisa ser mudado.
Para essa avaliação, dividimos a vida em 12 áreas sobre as quais falaremos nos próximos posts. Mas as 6 primeiras são: Corpo, Mente, Emoções, Espiritualidade, Lazer e Organização.
É incrível como essa avaliação em Coaching abre-se diante de nós. Vejo isso em minha própria vida e na vida dos meus coachees. Quando olhamos a vida por áreas, percebemos como cada uma pode ser negligenciada diante de prioridades e urgências e, obviamente, sabotar os nossos objetivos.
Imagine a área corporal sendo negligenciada por causa do trabalho e depois dando sua “vingança” em forma de doenças que poderiam ser prevenidas com exames regulares e estilo de vida adequado. Ou a área das emoções nos levando a esgotamentos e angústias a ponto de perdemos o gosto pela alegria da vida! Mas também podemos desenvolver o cuidado com nosso corpo com atividade física, boa alimentação, exames médicos regulares, que nos levem a aumentar nossa capacidade produtiva e satisfação com o trabalho. A mente pode ser impactada positivamente pela saúde corporal.
Estudo recente da USP e relatado pelo Jornal O Globo, mostra que “o exercício físico regular aumenta o fluxo sanguíneo para a cabeça, o que estimula o crescimento de células cerebrais e as conexões entre elas, resultando em cérebros mais eficientes, maleáveis e adaptáveis”. Incrível né?
Podemos fazer várias conexões em pares entre a mente e as emoções, entre o corpo e a espiritualidade, entre o lazer e as emoções, entre a organização e a mente.
No entanto, a qualidade de vida só será construída quando todas as áreas forem cuidadas e favorecidas pelo objetivo principal.
Portanto, há algo fundamental a ser desenvolvido: Definir objetivos que favoreçam a todas as áreas.
A vida não pede discrepâncias, competição entre áreas ou áreas negligenciadas. A vida pede qualidade! e qualidade de vida é a harmonia entre todas as áreas em prol de objetivos que sejam adequados para o nosso todo.
Que tal já começar a praticar seu #autocoaching pensando nas seguintes perguntas:
- Como está cada uma destas 6 primeiras áreas?
- Você está satisfeito com essas áreas?
- Há algo que precisa mudar? O que?
Deixe seu comentário e compartilhe com amigos.
Abraço e até o próximo texto.